segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SANTICAÇÃO X JUVENTUDE ATUAL

Buscar a Santificação: Me entristeço hoje ao ver muitos jovens cristãos se dizendo que não são santos. Muitas vezes essa declaração é feita quando são confrontados com a verdade de Deus diante dos atos e hábitos estranhos para um cristão. Mas o que vejo é que muitos não entendem o que significa estar santificado. Buscar a santificação não quer dizer “estar imune ao pecado, mas digamos, estarmos vacinados contra ele. É ir atrás da vacina que nos afasta do mal e nos aproxima de Deus. Quando uma pessoa atesta “não sou santo” ela está dizendo sou pecador e posso cair, mas quando você afirma: Sou pecador, mas quero ser santo, você mostra que deseja obedecer ao seu Deus e que Ele tem permissão para poder te santificar. É Ele que te santifica, mas é vc que resolve se separar das coisas deste mundo e se aproximar Dele. Diz o Senhor:

Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. (Lv 10:3)


A palavra do Senhor diz que sem santidade, ninguém verá a Deus, ou seja, sem uma vida de santificação ninguém verá a Deus (Hb 12:14). Santificar-se é estar separado, é estar em santificação.
Verá á Deus e habitará aonde ele se encontra aquele que é limpo de coração (Mt 5:8), ou seja, aquele que são puros de mãos e limpos de coração. (Sl 24:3-4).
Que vé-la pela verdade no coração.(Sl 15:2). Uma vez o salmista Davi relatou: “Quem subirá ao monte do Senhor ?. Quem há de permanecer no seu santo lugar?”. A melhor pergunta poderia ser: Quem buscará a santificação e quem permanecerá até o fim em santificação.
Já vi muitos iniciarem a caminhada cristã e até buscarem a santificação, mas nem todo aquele que sobe o monte da santificação, pemanece.
Só permanece aquele que olha para o alto, que pensa as coisas do alto (Cl 3:1-2). Creio que muitos dos que hoje são chamados de “desviados” do Senhor, nem ao menos souberam o que é santificar-se. Para receber a plenitude da manifestação e da presença de Deus, devemos estar limpos,ou seja, nossos atos devem condizer o que o nosso coração sente. Uma vez o Senhor disse a Moisés: Vai ao povo e purifica-os hoje a amanhã, estejam eles prontos para o 3º. Dia, pois no terceiro dia diante de todos, eu descerei sobre o Monte Sinai. (Ex 19). Mas o mesmo Deus advertiu que haveria marcação dos limites e que todo aquele que tocasse o monte, não estando consagrado, este morreria. (Ex 19:12). Nosso Senhor é ilimitado , mas existe um limite para tudo, um limite de tolerância de Deus e também o limite dado por Deus.
Isto porque não pode haver mistura entre o que é Santo e o que não é, ou seja, profano(Lat: fora do templo). (Ez 44:23-24). Quando isso ocorre, nosso corpo não suporta.
Existe também um limite para a glória de Deus, manifestada. Muitos “homens de Deus” querem a glória de Deus para si (se gloriam da Glória do Senhor), outros, vão além dos limites, servir em lugares que o Espírito Santo não pediu,como conseqüência existe o resultado da desobediência

Paulo dizia: Nós porem, não nos gloriemos desmedidamente , mas dentro dos limites de regra que Deus nos marcou, não nos estendemos fora dos limites. (II Cor 10:13;14).
Cuidado meu amigo, se Deus não te chamou, não se aventure.
Diz Paulo que não é aquele que se recomenda que é aprovado, mas a quem Deus recomenda.(II Cor 10:18), pois a Glória de Deus é pesada. A palavra glória em hebraico é KABOD que significa peso.

E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos.
Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram.
Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus.(II Sm 6-5-7)

Toda vez que houve negligências nas ordenanças de Deus, em obedecer e em santificar-se, de estar realmente consagrado para obra, houveram mortes. Foi assim com Uzá que estendeu a mão para pegar a arca, mas cuja negligência maior foi de Davi ao colocar a arca do Senhor (glória de Deus) num carro de boi.

Foi assim com Nadabe e Abiu(filhos de Moisés) que seguiam todas as ordenanças de Deus (Lv 8:36), porém um dia eles sacrificaram levianamente, não agradando a Deus e tiveram a morte como conseqüência de seus atos. (Lv 10-1-2). Quando Nadabe e Abiú trouxeram “fogo estranho” além de desobedecer a Deus, eles trataram com descaso a obra de Deus.
Assim também ocorreu com a rebelião de Coré e seus amigos contra Moisés (Nm 16) e Uzias – rei de Judá (II Cr 26:16-21) cujo ato de queimar incenso o Senhor não se agradou.

Naquela época, o incensário deveria receber brasas vivas de fogo e só poderia oferecer incenso aqueles que o Senhor ordenará, ou seja, sacerdotes consagrados, para que fizessem propiciação (Lv 16:11-14).

Obediência é algo sério, santidade também.

Quando não obedecemos a Deus incitamos juízo sobre nossas vidas.
Devemos levar a sério a questão do pecado em nossas vidas e na vida de outros.

Hoje, temos acesso irrestrito, porém devemos entender que o princípio de obediência é o mesmo. Devemos entender que ao chegarmos a presença de Deus , fazemos propiciação pelos nossos pecados através do sangue do cordeiro, Jesus. Devemos confessar e nos arrepender.

Não basta querer se achegar a Deus, mas estar preparado física e espiritualmente para o encontro com Ele. É necessário lavar suas vestes no sangue do Cordeiro, como os mártires da grande tribulação(Ap 7:3-14).

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes e nunca falte óleo sobre tua cabeça”(Ec 9:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário